Estão abertas as inscrições para o I Cine Paraíso - Festival de Cinema de Juripiranga.

O festival selecionará filmes paraibanos e de todo território nacional para participar de três mostras, Mostra Competitiva Panorama Nacional, Mostra Competitiva Parahyba  e uma mostra Infanto-Juvenil. 


O I Cine Paraíso - Festival de Cinema de Juripiranga será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2016, com sessões ao ar livre possibilitando que a população de Juripiranga e região tenha acesso aos mais recentes filmes produzidos no Estado da Paraíba e de todo território nacional. A previsão é de ser exibido mais de 30 filmes de todos os gêneros e de temáticas variadas. 


A vez é essa!

Com a expansão das ações de cinema que vem se destacando no interior da Paraíba, cada vez mais estamos presenciando a realização de festivais em cidades do interior, promovendo e democratizando o acesso a filmes que não circulam nas grandes mídias nacionais e por outro lado também valorizando e contribuindo com a expansão da produção local, ou seja, filmes produzidos dentro do próprio estado. A partir daí surge a necessidade da realização de um Festival de Cinema na mesorregião da Mata paraibana, mais precisamente na Região Metropolitana de Itabaiana, no município de Juripiranga. O I Cine Paraíso será o primeiro festival que acontece em cidades do interior (com menos de 50 mil habitantes) da Região da Mata paraibana.

Juripiranga é?

A região marcada pela exploração da cana-de-açúcar, Juripiranga é uma cidade que fica na divisa com o distrito de Ibiranga, pertencente a cidade de Itambé, Pernambuco. Com uma população efetivamente carente, com poucas fontes de emprego. A renda familiar é baseada em empregos de órgãos públicos, na metalúrgica MGS, pertencente ao município de Itambé/PE, a metalúrgica JA Nascimento, instalada no município de Juripiranga e Usina Olho D'água, instalada na cidade de Camutanga/PE.

De acordo com o Censo Demográfico de 2010, a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de 15 anos é de 46,6%, ou seja, aproximadamente a metade da população nessa faixa etária é analfabeta. Além de analfabetos é constatado no município casos de prostituição infantil, jovens em alto grau de envolvimento com drogas, levando alguns destes até a cometer pequenos delitos. As atividades culturais são raras, mas muito bem aproveitadas por uma geração que acredita em algo novo. Acreditamos que através do envolvimento com a arte cinematográfica, oferecendo opções para a juventude dessa cidade, um pouco dessa situação poderá ser mudada de forma gradativa. A realização do Cine Paraíso e das oficinas que serão oferecidas poderão ser uma grande oportunidade para aguçar um olhar mais crítico sobre a realidade que é apresentada à população dessa pequena cidade do interior do estado da Paraíba.


Equipe Cine Paraíso
Festival de Cinema de Juripiranga





Acesso o face, curta nossa página!